Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

João Pessoa - PB

Quando decidimos viajar pelo Nordeste, no Carnaval de 2009, a idéia inicial era de conhecer apenas Natal, mas aí a gente optou por conhecer também João Pessoa devido a proximidade entre as duas cidades (alugamos um carro, então foi muito fácil se locomover), e no fim das contas acabamos gostando muito mais de João Pessoa do que de Natal...
Primeiro porque Johnny People, como o pessoal de lá chama carinhosamente a cidade, é um lugar pra se morar... Eu passaria minha velhice lá tranquilamente, pois a qualidade de vida é surpreendente... As pessoas acordam cedo pra caminhar na orla da praia. Em Cabo Branco, onde nos hospedamos (Hotel Littoral: http://www.hotellittoral.com.br/), a avenida em frente a praia fica fechada para veículos das 05:00 até as 08:00 da manhã, só para pedestres e bicicletas... Isso acontece porque lá e onde o sol nasce e se põe mais cedo no país, já que é o ponto mais oriental das américas. Isso está registrado na praia Ponta do Seixas, onde está localizado o Farol do Cabo Branco.
Farol do Cabo Branco

No primeiro dia, partimos em direção ao litoral sul de João Pessoa, que é sem dúvida, muito mais bonito do que o litoral norte... Ficamos hospedados em Cabo Branco, no hotel Littoral (simples e aconchegante, com farto café da manhã), e onde tem ótimos restaurantes e barraquinhas deliciosas, com caipirnhas vendidas por R$1,00 e deliciosos carangueijos por R$3,00 (em 2009).


Seguindo pelo litoral Sul, passamos por praias lindíssimas, passando por Jacumã, Coqueirinho, Tabatinga e Carapibus, até chegar na famosa praia de nudismo de Tambaba. A praia é linda, cercada de rochas e falésias, e existe um trecho em que ela não é voltada para o nudismo, e foi aí mesmo que nós ficamos..rsrs..
Quem preferir curtir a praia neste trecho conta com uma bela paisagem, barraquinhas de comidas e bebidas e muito sossego.

Praia de nudismo em Tambaba
Tambaba
Para quem decidir subir a escadinha de acesso a praia de nudismo, é bom lembrar que só é permitido entrar totalmente sem roupa e que, no caso dos homens, somente entram se acompanhados de uma mulher. Lá dentro as regras são rígidas, e não é permitido filmar nem fotografar... e nem dá pra esconder a máquina...rsrs..
Praia de Coqueirinho

A escadinha que é a entrada da Praia de Nudismo
Paramos também na Praia de Jacumã, para procurar a famosa Pedra Furada, conhecida também como a Pedra do Amor...Reza a lenda de que o casal que se beija debaixo desta pedra terá sempre muita felicidade...

Mas achar esta pedra quase se tornou uma furada, literalmente... O lugar estava deserto e ficamos completamente perdidos... Tanto que passamos em cima da pedra e nem notamos que era ela...rs..
Por sorte, encontramos um guia local, que nos ajudou a encontrar a pedra, e ainda nos levou a uma bela praia, de difícil acesso, e não cobrou nada, mas demos uma gorgeta pra ele no final do passeio... Sem a ajuda dele, não teríamos descoberto esse lugar lindíssimo!!



Um passeio imperdível para a noite em João Pessoa é assistir ao pôr-do-sol na praia do Jacaré, em Cabedelo. Por volta das 17:00 horas o pôr-do-sol é comemorado em muitos barzinhos (ficamos no Jacaré Grill) ao som do bolero de Ravel, tocado pelo famoso saxofonista Jurandir. O espetáculo é maravilhoso, de arrepiar, e a vista, mais ainda...

Pôr-do-sol em Jacaré
Também conhecemos o litoral norte de JP, com destaque para as praias de Intermares, que tem um estande de proteção às tartarugas marinhas, e também as praias do Poço e Camboinha. Fomos ao centro de Tambaú, que tem uma ferinha de artesanato incrível, com destaque para as bonecas de algodão e para os artigos de enxoval, que são baratinhos e muito bem feitos!! Por lá também há vários restaurantes e barraquinhas. Jantamos no restaurante Canoa dos Camarões, rodízio farto e delicioso, saímos de lá rolando!!!



O centro velho da cidade também é um lugar que vale a pena conhecer (de dia,pois à noite o local é meio perigoso). A Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antonio valem a visita. A igreja foi feita no estilo barroco e tem vários paineis de cerâmica portuguesa e a sacristia banhara a ouro, lindíssima!!
A única coisa que me deixou triste é que durante todo o período em que estivemos na cidade, a maré estava alta, e por isso não pudemos fazer o passeio até a Ilha da Areia Vermelha, que é um banco de areia que emerge na maré baixa, sem ondas, com ótima visibilidade para a prática de mergulho com snorkel...
Mas fica pra próxima... João Pessoa com certeza é um lugar que vamos voltar!!!
Saímos de João Pessoa com vontade de ficar mais, e partimos em direção à Natal, mas isso é assunto para outro post...


Igreja de São Francisco

Um comentário:

  1. Tou vendo com um atraso de data mas com a atualização dos dados colocados na sua descrição. Parabéns pelo passeio. Estou orgulhoso da MINHA CIDADE. Vamos melhorar ainda mais para o retorno de vcs. Por exemplo: a maré baixa!? Para sua visita e comtemplação ao Picãozinho e Areia Vermelha. Venham!!

    ResponderExcluir