Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lua de Mel em Porto de Galinhas

Escolhemos Porto de Galinhas como destino para nossa lua de mel, em abril de 2007. Pesquisamos muito sobre o destino, mas elegemos Porto de Galinhas pela sua fama de cidade romântica, propícia para casais em lua de mel...




Porto de Galinhas é um vilarejo que está localizado no município de Ipojuca, perto de Recife. Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, e a madeira de Pau Brasil era o principal produto comercializado. No período da escravidão no Brasil, este porto era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro, e os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase "tem galinha nova no porto!". Por isso, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto das "Galinhas".

Escolhemos um ótimo resort, o Beach Class Muro Alto (http://www.beachclassresort.com/). Este resort fica na praia de Muro Alto, ao lado de outros belos resorts, como o conhecido Nanai. O beach Class é conhecido por ter a maior piscina de hotel do Brasil, com  3.300 m2 de lâmina d'água, além de ótimos restaurantes e shows regionais apresentados todas as semanas no salão de festas.



Em 2008, Porto de Galinhas foi eleita pela 2ª vez consecutiva como a melhor praia do país, pelos leitores da Revista Viagem e Turismo. O grande atrativo desta região são as praias de águas claras e quentinhas, piscinas naturais e também a alegria do povo, a deliciosa comida regional e muito mais.
A vila de Porto de Galinhas é muito pequena, por isso os melhores passeios são feitos pelos arredores da região. Quem vai pra lá pode alugar um carro, andar de táxi, sendo que o melhor é combinar antecipadamente o preço dos pacotes, já que a maioria é longe, ou contratar passeios pelas agências de turismo, o que eu não aconselho, pois os horários das agências te deixam presos demais.

Algumas dicas de praias:

Praia das Cacimbas: ótima para banhos, com águas claras e piscinas naturais que se formam dentro de grutas.
Praia da Camboa: de lá é possível avistar o Porto de Suape, seu acesso se dá de buggy ou a pé, a partir da Praia de Muro Alto.
Praia do Cupê: extensa e favorável à prática de surf.
Praia da Enseadinha: formada por mangues, recifes e coqueirais. Bem deserta atrai banhistas e quem se interesse por passeios de jangada, caiaque ou trilhas ecológicas.
Praia de Maracaípe: águas claras e ondas fortes fizeram da praia ponto certo do circuito nacional e internacional de surf, por isso, é o point dos surfistas. É muito bonita.
Pontal de Maracaípe: águas muito calmas e rasas, é possível fazer passeios de jangada, caiaque ou trilhas. Outra opção é visitar o Projeto Hippocampus, onde é possível conhecer o habitat do cavalo-marinho, depois almoçar na beira do rio, com direito a quiosque em alguns dos bares e restaurantes que lá existem.  Fizemos este passeio e é muito interessante.



Praia do Toquinho: praia de areias finas, de onde é possível ver o encontro do Rio Sirinhaém com o mar e realizar passeios de barco, caiaque, prática de mergulho e até visita à ilha de Santo Aleixo.

Antes de se fazer os passeios, é preciso consultar a tábua de marés, pois a maioria das piscinas naturais só fica acessível com a maré baixa. No centro da praia principal de Porto de Galinhas, pode-se pegar uma jangada e conhecer um arrecife de corais lindo, cheio de peixinhos coloridos, além de ver corais que formam vários desenhos, entre eles um curioso mapa do Brasil.
Na nossa estada em Porto de Galinhas conhecemos um casal super legal que fez todos os passeios com a gente, e também conhecemos um taxista muito legal que nos levou para passeios incríveis, o Sr. Luiz. Só de lembrar dos bons momentos que passamos em Pernambuco, já sinto saudades!!
Alguns passeios que fizemos na nossa lua-de-mel:

City Tour por Recife e Olinda: Fizemos um passeio no centro velho de Recife, nas três ilhas: Recife, Santo Antonio e Boa Vista. Passamos pela Praça da República, o Marco Zero, a ponte Maurício de Nassau, a Casa da Pintura, entre outros pontos históricos. Almoçamos no restaurante Parraxaxá, na Praia de Boa Viagem, que foi muito bom: comida e bebida de primeira, com sucos de frutas muito diferentes, como cajá, cupuaçu, mangaba e muitos outros!! Mas em um balanço geral, eu achei a cidade um pouco feia, bem desorganizada e um pouco suja.

Praia de Boa Viagem




Depois, na parte da tarde, fomo conhecer Olinda, e eu me encantei por esta cidade!! A vista do Alto da Sé, pela Igreja da Sé e da Misericórdia é maravilhosa!  Só fiquei imaginando aquelas ladeiras lotadas de gente no famoso Carnaval de Olinda, com os enormes bonecos dançando... Também visitamos a casa dos Bonecos Gigantes, que abriga ícones da cultura popular como o Homem da Meia Noite e o convento de São Francisco. No fim do passeio passamos pelas tradicionais feirinhas de artesanato, com souvenirs incríveis.





Praia de Carneiros: Esta belíssima praia fica cerca de 90 km ao sul do Recife. Fomos até lá de táxi com o Sr. Luiz. Chegando em uma fazenda perto da praia, pegamos um carro off road e depois um barco, e só depois de umas 2 horas de viagem saindo de Porto de Galinhas é que chegamos neste paraíso. Em Carneiros, metade da praia é de mar, com vila de pescadores e areia fina, e metade é praia de rio, com mangues. O acesso é feito por terrenos particulares, os detentores das fazendas que fazem o trajeto dos turistas até a praia. Depois do passeio, eles oferecem restaurante, piscina e drinks nas fazendas.





Maragogi - Alagoas: Este é o segundo destino mais procurado de Alagoas (só perde para a capital) e está no meio de Recife e Maceio, demoramos cerca de uma hora e meia de viagem saindo de Porto de Galinhas. Fomos para Maragogi atraídos pela fama das piscinas naturais e dos galés, que são recifes de corais e bancos de areia localizados a 6 km da costa. Lá se pode nadar, fazer mergulho de cilindro ou de snorkel.
Neste passeio, mergulhamos de cilindro, e foi um passeio inesquecível!!



 

Um comentário:

  1. São lindas as fotos, Porto de Galinhas é realmente um lugar paradisiaco. Continue assim, seu blog é muito bom.

    ResponderExcluir