Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Chile

Chi Chi Chi Le Le Le!!!

O Chile é um lugar maravilhoso, fiquei muito surpresa com todo o patriotismo, a educação e a amabilidade do povo chileno. Essa foi nossa primeira viagem internacional, em setembro de 2008, e por isso, ficamos com medo de ir por conta e resolvemos fechar a parte aérea e o hotel com a CVC, e o serviço foi de primeira.
Passamos cinco dias no Chile, e não paramos por um minuto. Escolhemos o hotel Crowne Plaza (http://www.crowneplaza.com/), que além de ser muito bonito, tem um serviço de primeira. Fomos recebidos com um drink de boas vindas, o famoso Pisco Sour.
Nosso vôo de ida teve escala em Buenos Aires, e quando estamos quase chegando na capital do Chile, o avião sobrevoa a Cordilheira dos Andes, com uma das vistas mais lindas que eu pude presenciar... Indescritível, parece algo de outro mundo!!

Chegamos a noitinha no hotel, e partimos a pé e sem rumo pela encantadora cidade de Santiago. Paramos no Barrio Bella Vista, um conjunto de lojas, bares, galerias de arte e restaurantes muito bonitinho, e paramos para comer uma Mariscada no Pub Dublin, um lugar bem interessante, com pessoas de todas as tribos curtindo um pop rock. É no Barrio Bella Vista que também se encontra a casa de Pablo Neruda.


No nosso segundo dia de passeio pelo Chile fomos conhecer o litoral, nas cidades de Viña del Mar e Valparaíso.
Em Viña del Mar, pela primeira vez, molhei minhas mãos nas águas do Oceano Pacífico!! Mas só as mãos porque a água é congelante!!!
Paramos em um mirante para ver os leões marinhos que moram por lá e almoçamos em um restaurante que era um castelo medieval, mas não me lembro o nome dele... A cidade de Vinã del Mar lembra a arquitetura de Mônaco, com casas curvadas nos morros, a maioria mansões e casas de artistas famosos por lá.


Seguimos para Valparaíso, que é uma cidade portuária, cheia de belos monumentos, igrejas e museus. No Museo Fonk existe um exemplar original de um moai, que foi trazido da Ilha de Páscoa direto pra lá.
Em Valparaíso também fizemos um passeio de bondinho que liga a cidade alta à cidade baixa, e fizemos umas comprinhas em umas feirinhas com artesãos locais.
Nesta noite, para nossa sorte, ia ter um jogo de futebol entre Brasil e Chile. Os ingressos estavam todos esgotados, mas no nosso hotel havia uma comitiva da Master Card, que levava os ganhadores brasileiros de uma promoção do cartão. Choramos muito com o organizador deste evento e ele conseguiu nos arrumar um par de ingressos para o jogo. Tudo bem que cobrou caro, mas era uma chance única, então decidimos pagar!! Ainda bem que nossa seleção não decepcionou e ganhou de 3 x 0!!! Mas o que mais me impressionou foi o carinho que os chilenos tem pelo Brasil. Nós erramos a entrada no estádio e caimos em plena torcida chilena, e eu fiquei em pânico, por que estávamos com blusas e4 bandeiras da nossa seleção... Mas ao invés de nos xingar eles gritavam "Brasil" e nos saudavam com alegria, foi muito legal!!!!!
Na volta para o hotel a gente resolveu ir a pé, mas nos perdemos, não achávamos taxi e foi um trabalho danado conseguir voltar pro hotel!!!!

No dia seguinte, fomos conhecer as estações de esqui perto de Santiago: Valle Nevado e El Colorado. A viagem é longa e a subida pela Cordilheira, com suas quase 100 curvas, é bem desconfortável, mas a vista compensa todos os sacrificios...

Amei Valle Nevado, mas lá tudo é extremamente caro. Lá tem hoteis e a estação de esqui é muito boa, porém lotada!! Demos uma volta na cidade, entramos em algumas lojinhas e nos arriscamos no ski bunda, que foi muito divertido. Fiquei com medo de esquiar e me machucar, ia estragar o resto da viagem... #patetafelings
Depois, fomos para a estação de El Colorado, que achei um pouco mais "popular". Passeamos de teleférico até uma das montanhas mais altas, um frio de rachar... E uma vista belíssima!!!
Almoçamos no Hotel Posada Farellones, passeamos mais um pouco e voltamos para o hotel mortos de cansados... A neve cansa demais!!!

No dia seguinte, fomos passear pelas vinículas chilenas, e escolhemos a Concha y Toro e a Undurraga.
O passeio também é bem longo, cerca de duas horas do centro de Santiago.
Na Concha y Toro, a visita é guiada, degustamos apenas duas taças de vinho cada um, e elas ficam de brinde pra gente depois da degustação. O mais legal de toda a visita é conhecer o Casilero del Diablo, um porão no fim da vinícula, onde eles contam toda a história deste vinho, e tem toda uma cena em cima disso, muito interessante!!! No final da visita, parada na lojinha da vinícula, com preços muito salgados!

Na vinícula Undurraga a visita foi totalmente diferente. Pudemos entrar na parte industrial do processo de fabricação dos vinhos, conhecer todo o processo industrial e artesanal, entramos nas antigas adegas, com toneis gigantes e um cheiro ácido de uva que fica pra sempre na memória... Na época em que visitamos o Chile, não encontramos este vinho por aqui, só fui ver vinhos da Undurraga por aqui há pouco tempo...
Nesta vinícula, a degustação de vinho era à vontade, com vinhos de todos os tipos e petiscos também (pra evitar o pileque!!). No fim das contas, achei essa vinícula muito mais interessante do que a famosa Concha y Toro... E os vinhos da lojinha eram muito mais baratos, trouxemos vários na mala!!

Nesta noite, visitamos o Shopping Parque Arauco, comemos empanadas e voltamos pro hotel super cansados!!

No noss último dia em Santiago aproveitamos a manhã livre pra fazer o city tour que tinhamos direiro, pela CVC, para conhecer os principais pontos turísticos do centro da cidade: assistimos a troca de guarda em frente ao Palácio do Governo, chamado de La Moneda. É uma bela cerimônia, que demonstra todo o patriotismo do povo chileno.
Também fomos na Igreja de San Francisco, que é a mais antiga igreja de Santiago. Lá existe uma imagem da Virgem Maria, trazida do Perú por Pedro de Valdívia no início do século XVI. Andamos pela Plaza de Mayo e no Parque Metropolitano, que tem uma bela vista da cidade de Santiago, além de um teleférico que leva os visitantes até o Monte São Cristóbal. Esse parque é muito grande, mas não conhecemos tudo, tem uma casa de cultura, um zoológico e uma enoteca.

Nosso vôo saia à tarde com destino a Argentina, e assim acabou nossa estadia no Chile. Mas com certeza voltaremos, pois ficou um monte de coisas pra trás, que não tivemos tempo de fazer: o passeio no Tren del Vino, visita ao restaurante giratório e ao restaurante Bali Hai, com direito a show de música folclórica e muito mais...

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, viajar é tudo de bom!!!
    Quando puder visite o meu:www.fotografiasdepaisagens.com

    ResponderExcluir