Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lua de Mel em Porto de Galinhas

Escolhemos Porto de Galinhas como destino para nossa lua de mel, em abril de 2007. Pesquisamos muito sobre o destino, mas elegemos Porto de Galinhas pela sua fama de cidade romântica, propícia para casais em lua de mel...




Porto de Galinhas é um vilarejo que está localizado no município de Ipojuca, perto de Recife. Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, e a madeira de Pau Brasil era o principal produto comercializado. No período da escravidão no Brasil, este porto era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro, e os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase "tem galinha nova no porto!". Por isso, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto das "Galinhas".

Escolhemos um ótimo resort, o Beach Class Muro Alto (http://www.beachclassresort.com/). Este resort fica na praia de Muro Alto, ao lado de outros belos resorts, como o conhecido Nanai. O beach Class é conhecido por ter a maior piscina de hotel do Brasil, com  3.300 m2 de lâmina d'água, além de ótimos restaurantes e shows regionais apresentados todas as semanas no salão de festas.



Em 2008, Porto de Galinhas foi eleita pela 2ª vez consecutiva como a melhor praia do país, pelos leitores da Revista Viagem e Turismo. O grande atrativo desta região são as praias de águas claras e quentinhas, piscinas naturais e também a alegria do povo, a deliciosa comida regional e muito mais.
A vila de Porto de Galinhas é muito pequena, por isso os melhores passeios são feitos pelos arredores da região. Quem vai pra lá pode alugar um carro, andar de táxi, sendo que o melhor é combinar antecipadamente o preço dos pacotes, já que a maioria é longe, ou contratar passeios pelas agências de turismo, o que eu não aconselho, pois os horários das agências te deixam presos demais.

Algumas dicas de praias:

Praia das Cacimbas: ótima para banhos, com águas claras e piscinas naturais que se formam dentro de grutas.
Praia da Camboa: de lá é possível avistar o Porto de Suape, seu acesso se dá de buggy ou a pé, a partir da Praia de Muro Alto.
Praia do Cupê: extensa e favorável à prática de surf.
Praia da Enseadinha: formada por mangues, recifes e coqueirais. Bem deserta atrai banhistas e quem se interesse por passeios de jangada, caiaque ou trilhas ecológicas.
Praia de Maracaípe: águas claras e ondas fortes fizeram da praia ponto certo do circuito nacional e internacional de surf, por isso, é o point dos surfistas. É muito bonita.
Pontal de Maracaípe: águas muito calmas e rasas, é possível fazer passeios de jangada, caiaque ou trilhas. Outra opção é visitar o Projeto Hippocampus, onde é possível conhecer o habitat do cavalo-marinho, depois almoçar na beira do rio, com direito a quiosque em alguns dos bares e restaurantes que lá existem.  Fizemos este passeio e é muito interessante.



Praia do Toquinho: praia de areias finas, de onde é possível ver o encontro do Rio Sirinhaém com o mar e realizar passeios de barco, caiaque, prática de mergulho e até visita à ilha de Santo Aleixo.

Antes de se fazer os passeios, é preciso consultar a tábua de marés, pois a maioria das piscinas naturais só fica acessível com a maré baixa. No centro da praia principal de Porto de Galinhas, pode-se pegar uma jangada e conhecer um arrecife de corais lindo, cheio de peixinhos coloridos, além de ver corais que formam vários desenhos, entre eles um curioso mapa do Brasil.
Na nossa estada em Porto de Galinhas conhecemos um casal super legal que fez todos os passeios com a gente, e também conhecemos um taxista muito legal que nos levou para passeios incríveis, o Sr. Luiz. Só de lembrar dos bons momentos que passamos em Pernambuco, já sinto saudades!!
Alguns passeios que fizemos na nossa lua-de-mel:

City Tour por Recife e Olinda: Fizemos um passeio no centro velho de Recife, nas três ilhas: Recife, Santo Antonio e Boa Vista. Passamos pela Praça da República, o Marco Zero, a ponte Maurício de Nassau, a Casa da Pintura, entre outros pontos históricos. Almoçamos no restaurante Parraxaxá, na Praia de Boa Viagem, que foi muito bom: comida e bebida de primeira, com sucos de frutas muito diferentes, como cajá, cupuaçu, mangaba e muitos outros!! Mas em um balanço geral, eu achei a cidade um pouco feia, bem desorganizada e um pouco suja.

Praia de Boa Viagem




Depois, na parte da tarde, fomo conhecer Olinda, e eu me encantei por esta cidade!! A vista do Alto da Sé, pela Igreja da Sé e da Misericórdia é maravilhosa!  Só fiquei imaginando aquelas ladeiras lotadas de gente no famoso Carnaval de Olinda, com os enormes bonecos dançando... Também visitamos a casa dos Bonecos Gigantes, que abriga ícones da cultura popular como o Homem da Meia Noite e o convento de São Francisco. No fim do passeio passamos pelas tradicionais feirinhas de artesanato, com souvenirs incríveis.





Praia de Carneiros: Esta belíssima praia fica cerca de 90 km ao sul do Recife. Fomos até lá de táxi com o Sr. Luiz. Chegando em uma fazenda perto da praia, pegamos um carro off road e depois um barco, e só depois de umas 2 horas de viagem saindo de Porto de Galinhas é que chegamos neste paraíso. Em Carneiros, metade da praia é de mar, com vila de pescadores e areia fina, e metade é praia de rio, com mangues. O acesso é feito por terrenos particulares, os detentores das fazendas que fazem o trajeto dos turistas até a praia. Depois do passeio, eles oferecem restaurante, piscina e drinks nas fazendas.





Maragogi - Alagoas: Este é o segundo destino mais procurado de Alagoas (só perde para a capital) e está no meio de Recife e Maceio, demoramos cerca de uma hora e meia de viagem saindo de Porto de Galinhas. Fomos para Maragogi atraídos pela fama das piscinas naturais e dos galés, que são recifes de corais e bancos de areia localizados a 6 km da costa. Lá se pode nadar, fazer mergulho de cilindro ou de snorkel.
Neste passeio, mergulhamos de cilindro, e foi um passeio inesquecível!!



 

sábado, 12 de março de 2011

Colonia del Sacramento

Na nossa última viagem para a Argentina, decidimos tirar um dia para conhecer a bela cidade de Colonia del Sacramento, no Uruguai.
Esta cidade está localizada às margens do Rio de la Plata, e parece que parou no tempo, na época medieval, com suas ruas de paralelepípedos, carros antigos e casinhas coloridas feitas de pedra. Foi tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCo devido a sua enorme variedade arquitetônica e pela história que preserva.



Partimos de Buenos Aires pelo terminal da empresa Buquebus (http://www.buquebus.com/) Puerto Madero e pegamos o barco com destino a cidade de Colonia, que fica a apenas 40 quilômetros de Buenos Aires. Fechei tudo pela internet, antecipadamente, e não tivemos nenhum problema com o transporte. A embarcação da Buquebus é enorme, comporta passageiros e carros, tem free shop, cafeteria e é super confortável. Ficamos na primeira classe e a vista do passeio é belíssima. O passeio dura cerca de uma hora no passeio rápido e três horas no passeio mais simples e a empresa faz saídas e voltas diárias, em vários horários. Mas como só tinhamos um dia para curtir a cidade, ficamos com a primeira opção.
Por causa do fuso horário entre o Uruguai e a Argentina, ganhamos uma hora de passeio quando chegamos de volta na Argentina.


Colonia é uma cidade bem pequena, fundada pelos portugueses em 1680 e cenário de disputas entre Portugal e Espanha por muito tempo. Por isso preserva edificações construídas nesta época, e as principais atrações da cidade são: a Rua dos Suspiros, Igreja Matriz Convento de São Francisco, o Portal da Cidade (Puerta de la Cidadela), a sua bela orla, os museus, praças e as casinhas coloniais.

Para comer: No pacote que fechamos com a Buquebus, tinhamos almoço incluído do restaurante Lo de Renata, tradicional pela parrillada uruguaia.
Alguns outros bons restaurantes são: El Drugstore, Casa de Té e La Bodeguita.
Não deixem de provar o tradicional chivito e o vinho Tanat, muito apreciado no Uruguai.

Carro no Restaurante El Drugstore
A moeda local é o peso uruguaio, mas a maioria das lojas e restaurantes aceitam dólar, real e peso argentino. A moeda uruguaia é bem desvalorizada em comparação à nossa, sendo que R$1,00 vale cerca de 10 pesos uruguaios, então fica fácil de fazer a conversão.

A cidade possui várias lojinhas, com souvenirs para a família e amigos. Os preços são amigáveis e vale a pena expermentar o doce de leite e o alfajor uruguaios, que são tão bons quanto os argentinos.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Cancun - México

O paraíso existe e está no México!!

Vista do quarto do hotel
A idéia inicial era de irmos para Gramado, em agosto de 2009, mas por conta da gripe suína, mudamos o roteiro. Achei uma super promoção na agência e bati o martelo para conhecermos Cancun!!
Nós ficamos no hotel Hyatt Regency, é um hotel redondo bem pertinho do centro, mas lá não existe hotel feio, na verdade tem uma regra que só se pode construir hoteis de luxo na zona hoteleira, então, em qualquer um que você ficar vai ser excelente.

Piscina do Hotel
 Nós fechamos o pacote só com a passagem aérea e o hotel, os passeios fizemos todos por lá, com excessão de um city tour que a agência oferece no primeiro dia e que é bacana pra você se situar na cidade e conhecer algumas coisas básicas pra não se perder. Se bem que não tem como se perder por lá, porque a ilha é uma tripinha, vc só vai andar reto, não tem curvas, nem como se perder. O meio de transporte mais comum e barato é o ônibus. Eles rodam 24 horas por dia, custa menos de 0,50 de dólar por pessoa e é super seguro, os motoristas avisam onde vc deve parar. A única coisa chata de lá é que tem muito taxista e guia de turismo pelas ruas, e eles mal deixam você andar, toda hora vem um te abordar pra oferecer passeios e corridas, mas não faça nada com esse pessoal de rua, pois não são seguros, nem mesmo os taxistas. Como lá não tem taxímetro, eles combinam um preço com você, mas teve gente no nosso grupo que até brigou com taxista porque ele falou um preço na ida e quis cobrar mais caro depois, então o jeito é ir de ônibus ou alugar um carro.

No primeiro dia, depois de fazer o city tour, nós fomos no Shopping La Isla, que tem várias agências de passeios, com barraquinhas espalhadas por todo o shopping. Nós fechamos os passeios com eles e não tivemos dor de cabeça. Tivemos a sorte de conhecer um outro casal que nos acompanhou em vários passeios, e isso foi bom porque, além de nos divertimos, rachamos muita coisa e pechinchamos os passeios também!!

Aliás, os passeios são caros, pois as maiores atrações são bem longe da zona hoteleira, e os roteiros começam bem cedinho e terminam bem tarde. Nós fechamos três passeios que custaram cerca de R$200,00 por pessoa:

* Ilha de Cozumel: É uma ilha perto de Cancun, demora umas duas horas pra chegar, entre ônibus e barco. É linda, tipicamente pra mergulho. No passeio que fizemos estava incluído o transporte e o mergulho nós pagamos a parte, cerca de U$60,00 por pessoa, e descemos cerca de 15 metros. Cozumel tem o segundo maior arrecife de corais do mundo, a vista é espetacular, com certeza é uma das coisas mais lindas que eu já ví na minha vida. E pra fazer esse mergulho não precisa ter a carteirinha de mergulho, como aqui no Brasil, o negócio é meio clandestino, mas é lindo....rs.... Se você não gosta de mergulhar não recomendo muito ir pra lá, por que o centro da ilha é pequeno, tem alguns restaurantes e lojas. A prata lá é muito barata, comprei milhares de coisinhas bem baratinhas...rs.

Praia na Ilha de Cozumel
 * Parque X Caret: É um parque aquático maravilhoso e gigante, com milhares de atrações interessantes pra todos os gostos. Tem um rio subterrâneo de quase 300 metros, que é muito legal de nadar, parece que você tá dentro de uma caverna, vale a pena. Quando termina o passeio do rio, saímos em uma das vistas mais lindas do mar do Caribe....Além do mar, tem piscinas naturais quentinhas, e dizem que o filme Lagoa Azul foi gravado por lá!! Além disso o parque tem zoológico, aquário, mirante, praia, muita coisa legal. Ressalto que se você for fazer esse passeio por qualquer agência, os vendedores vão tentar a todo custo te vender o passeio completo, mas vale a pena. Tem o passeio completo e o básico, e a única diferença é o snorkel (que vc precisa levar daqui, por higiene e preço) , o guarda volumes (que vc paga separado bem barato) e o almoço. Dentro do parque tem várias barraquinhas que vendem lanche e compensa bem mais do que comer o almoço, pois dizem que a comida não é lá essas coisas, além de ser cara (U$29,00 por pessoa). Depois de brincar no parque o dia todo tem um show muito bacana no fim do dia, com a típíca dança maia, mas é cansativo, demora umas duas horas, e nesse dia você vai chegar morto no hotel...rsrs.

Parque X Caret
X Caret
* Chichen Itza: É um passeio fascinante, a história dos maias e da construção das pirâmides é de arrepiar. Quem não conhece, pode pensar que é um passeio chato, só pra ver pirâmides, mas a explicação que os guias dão ao longo do passeio te deixa muito encantada com toda essa cultura, inteligente e super avançada!!
Nesse passeio, nós paramos em um cenote, que é um poço com água cristalina, sem fundo!!! A vista é impressionante, os maias dizem que estes poços eram usados para oferecer oferendas aos deuses, com direito até a sacrifício humano, muito legal!

Depois disso, paramos em umas lojinhas que os guias ganham comissão pelas compras dos turistas, por isso não vale a pena, já que é muito caro. Dentro do parque tem o povo maia que vende as coisas bem mais em conta, os guias dizem que eles são ilegais, mas é bem mais barato e de alguma forma a gente ajuda quem realmente precisa... Não deixe de ver a pedra maia da sorte, que brilha no sol.... Quem vai pra lá tem que trazer uma de recordação!!!!

Chichen Itza
A noite em Cancun é muito agitada, não para nunca, e nós demos sorte porque nosso hotel era bem do lado das baladas, dava pra ir a pé.... A Coco Bongo é imperdível...Foi lá que gravaram o filme do Máskara, e ele é o garoto propaganda da boate!! Eu nem consigo descrever como essa balada é legal, só indo mesmo. É um misto de balada com shows temáticos: eles representam filmes famosos, shows da Broadway e etc!!!! Tem alguns dias da semana em que mulher paga U$35,00 e homem paga U$50,00, com bebidas inclusas. Tem várias outras baladas por lá, que são meio cópias da Coco Bongo, tem também os bares temáticos que eu adorei, o Hard Rock, o Planet Hollywood, o Señor Frogs e o Rainforest Coffee são bem legais.


Os restaurantes tem comida bem picante, o Chilli é um dos melhores, e os natchos de lá são divinos...Tudo com muita margarita.....que delícia!!!!!!

Pra compras tem muitas opções, eu gostei do Shopping La Isla, que tem várias marcas legais e preços acessíveis. Lá eu comprei bolsas da Guess, relógio da Tommy e roupas da Zara a preço de banana, e tem uma loja chamada Fiesta Mexicana que tem vários souvenirs e tequilas baratos pra trazer de lembrança. Nesse shopping também tem um aquário, que é bem legal, e onde eu achei o passeio do golfinho mais barato: meia hora com o golfinho, com direito a beijinho, sai por U$70,00.
Foi lá que também fizemos o mergulho com tubarões: entramos em uma jaula de acrílico que fica submersa em um gigantesco aquário lotado de tubarões. O guia joga vários pedaços de peixe no aquário e os tubarões vem correndo em nossa direção para devorá-los. Alguns até dão cabeçadas na jaula, o que causa um certo pânico, mas é uma experiência super divertida!!

Mergulho com tubarões
Do lado da Coco Bongo também tem um shoppin pequeno, que tem a loja da Diesel com calças baratésimas e tmb tem uma loja de relógios maravilhosa.

Deixe um dia pra curtir o hotel, vale a pena descansar sob o sol de Cancun... E tente não fazer dois passeios em dias seguidos, cansa demais.

Tem free shop nas ruas, umas lojinhas de conveniência chamadas Oxxo, que tem por toda parte onde pode comprar água baratinho e levar pro hotel pra economizar!!

Acessórios indispensáveis: snorkel, filtro solar com fator alto, e máquina fotográfica aquática. Lá o calor é insuportável na maioria das estações. Nos passeios, não precisa levar muita coisa, e lá eles aceitam o dólar como moeda, mas devolvem o troco em pesos mexicanos, que é desvalorizado, tem que ficar de olho pra não deixar eles enrolar a gente.

Tem mais um monte de passeios legais que não deu pra fazer: Tulum, Xel Rá, Isla Mujeres, e muito mais...

Também não é preciso levar muita roupa, lá se anda de rasteirinha e biquini o dia todo, é uma delícia... Se você olhar a previsão do tempo e tiver mostrando chuva não se preocupe, lá tem muitas nuvens, mas chove rapidinho durante o dia e depois o calor volta mais forte!!!!

Dicas de boas baladas: Coco Bongo, Bulldog, Dady'O e Dady Rock, Mambo Café, Azúcar e Señor Frogs.
Dicas de bons restaurantes: Lorenzillo's, Bubba Gump, Hacienda El Mortero, Crab House, Rainforest Coffee, Chili, Hard Rock e Planet Hollywood.
Melhores Shoppings: La Isla, Plaza Bonita, Plaza Kukulkán,l Plaza Flamingo, Plaza La Fiesta, Plaza las Américas.